16 de jul. de 2007

Meme, a Mamada Literária.



Esse Alexandre, vulgo Cabelo, além de tomar gardenal com fanta uva (totalmente demodê já que o must da babação de ovo do verão é H2O com luvox)é um invejoso. Apropriou-se desse tal de meme e me convidou para essa aventura sem me explicar que porra é essa. Sentia-me como um cara convocado para ir a uma emboscada sexual no banheiro de uma prisão masculina _ Se fosse feminina tava nem ai.

Desafio aceito!

Agora vou ter que me virar e pegar o sabonete sem me agachar.



Diário de um Ladrão - Jean Genet



Eu era um garoto puro quando li esse livro aos 14 anos e... Mentira, já era um pervertidozinho. É a autobiografia do grande escritor e dramaturgo francês. Vagabundo, ladrão e prostituto. Perfeita fórmula para se fazer um artista, não. Esse livro me marcou pela perspectiva da exclusão de um individuo dentro do corpo social, ao mesmo tempo em que interagia com esse, quando os burgueses iam atrás de SEU corpo e ele os antendia ou assaltava. Uma visão esse é o fato, sem choramingos melodramáticos. Outro ponto é a liberdade e a crueza como trata do sexo, ao relatá-lo como mercadoria, instrumento de poder e fonte de prazer. Um puto que goza quando relata sua putaria forçada pela vida.

Histórias Extraordinárias - Edgar A. Poe



Precisa falar? Esse bêbado de sarjeta, esse jogador azarado, esse maldito melancólico é o pai da forma conto moderno e da teoria do conto moderno. Além de percussor dos gêneros do terror e policial. O gato preto, o barril de Amontillado, a queda da casa de Usher, os crimes da rua morgue I e II, são escritos obrigatórios para qualquer um que se proponha a escrever coisas interessantes sobre gente. Figurinha carimbada no TOP 10 de qualquer franga gótica metida a William Blake dos pobres, Poe, ao contrário dos que o vêm apenas como autor de terror(terror=historinha de fantasminha. buuu!) ele é o relator da modernidade, da solidão da multidão e do sofrimento do individualismo pequeno-burguês.


O País de Outubro - Ray Bradbury


Tradição do bom conto fantástico estadunidense. Além de nos apresentar uma realidade que se dobra ora em horror, ora em maravilha, ele arquiteta quem está transitando por esse mundo com um teor de humanidade e de conflito tão forte que o distanciamento ético fica complicado. Além, o cabra é de esquerda. A verdadeira esquerda. Humanismo. Inimigo dos totalitarismos de todos os tipos. Do stalinismo ao americanismo. Seu filho deve lê-lo para não sair por ai à noite espancando puta e empregada.


Os Sertões - Euclides da Cunha


Um dos cinco mais importantes livros do Brasil. Onde não só os personagens se transformam, mas o autor-narador. Quando o racista e arrogante positivista ao relatar esse grande conflito cai do cavalo e se curva diante da determinação trágica do mestiço.
É um catatau e, como dizem, a parte da Terra, a primeira, pode ser uma pedreira, mas leia em voz alta. Como os irmãos Campos demonstraram, se o Sertões fosse em verso seria um dos grandes poemas épicos da humanidade.

O Processo - Kafka


Rápido e rasteiro. Kafka é o autor da alma do século XX. Eu considero um livro de terror absoluto, apesar de não ter bichinhos sobrenaturais e assassinos individualistas em suas páginas. E foi o único livro de terror que me assustou de verdade, assim como a grandiosa adaptação de Orson Wells para o cinema. Li o Processo de cuzinho trancado do começo ao final.
E agora resta desafiar outros. Vamos lá.

Paulo Castro -
Vazamentos de Vapores
Amanda Vieira -
Videoideia
Roberto Gobatto -
Roberto Gobatto
Patrícia Soares -
P a t r í c i a S o a r e s
Rogério Augusto -
Além da Rua

Lutem!!!

Que dizer: Listem!!!

A vida é um game.
A morte é um game over.
Esperança é um crédito a mais em uma jogada.
E poesia ruim é com a gente mesmo.

Um comentário:

Paulo Castro disse...

Nossa, Jean.
Que lista.
A come�ar por Jean Genet, teu c�rebre e maldito hom�nimo.
Quando eu li da primeira vez, assustei e gozei ao mesmo tempo.
Foi nessa �poca que notei a literatura como essa mistura de UAU com VIXE !
E tenho me guiado por a�.
Agora me explica, bicho, tenho eu que listar tamb�m ?
Que mamada boa !
Parab�ns pelo gosto do come�o ao fim ( Kafka � outro uau-vixe com umas gotas de "agora, fudeu" )