28 de ago. de 2007

Contos da Areia

QUATRO

Nosso amado Papa, nosso tão bom e tão amado Papa, adentrou a Biblioteca Secreta sob a Basílica de São Pedro, construída nas galerias e catacumbas ainda do tempo de Vaticus, alguma arquitetura etrusca ainda persistia nas ante-salas fortificadas ao Cofre do Índice. Após a agulhada no dedo indicador e leitura genética da santa gota de sangue extraída, a porta de metal enésimo*é aberta para o pontífice e fechada logo em seguida.
Ele olhou a cabeça decepada a mando de Salomé de João Batista e sua boca costurada como se sua monstruosidade continuasse sendo para o supremo sacerdote uma novidade. Os lábios ressecados foram detidos, pois suas profecias e verdades se revelavam mais confusas e incômodas a cada ano. A cabeça o acompanhou com olhos curiosos e condenatórios.
Nas estantes, tomos, papiros e encadernados. Quase todas as bíblias cristãs. As mais relevantes cópias do Alcorão e do Torá. As bíblias sombrias. A Bíblia do Diabo. Muitas versões desta, aliás, inclusive aquela que cada folha é o couro inteiro de um ser humano esticado, portando o conhecimento escrevinhado à lamina. Havia outras antiguidades. Escritos em argila, madeira e ouro, que datavam de antes do dilúvio, antes do gelo e antes do homem, inscritos por dedos reptilianos.
Outros documentos mais recentes, porém não menos maravilhosos figuravam na coleção do Cofre do Índice, onde os textos vivos são silenciados pelo metal enésimo, cujas propriedades científicas impedem a magia e o sobrenatural de atingirem suas potencialidades. A Constituição Americana revisada pelos homens e mulheres que sempre assinaram Marques de Sade e os Diários de Paganini com suas partituras comentadas, segundo consta, por Asmodeus.
O Papa contemplou o lugar de descanso para a próxima aquisição que integraria à coleção da Santa Sé e mugiu algo incerto.
Depois, seguiu para a Sala Aberta, o único recanto desse refúgio livre do metal enésimo. O recinto onde o papado aplica sua sagrada feitiçaria.
Os homens de confiança de sua santidade o esperavam em torno do caixão do ímpio, com a cartografia das Esferas e dos Círculos, já estudada e resumida em pastas nas mãos dos santos soldados a esperar seu general.
O cardeal norte–americano solicitou a benção de seu líder e tentou lhe dissuadir da missão.
_Sua santidade não precisa conferenciar. Vossa saúde anda frágil.Faça-me vosso delegado...
Não. A cristandade não corria um risco tão terrível desde o levante dos maometanos. Ele era o Papa. Era ele quem deveria conferenciar com seus novos aliados.
Decidido isso, os homens do Papa abriram o esquife do ateu e ao invés do corpo do descrente putrefato, avistaram uma escada para um negrume baixo, como se ali não houvesse magia, mas mágica e fosse um fundo para ilusionistas escapadas de assistentes seminuas de um prestímano de teatro de variedades.
_Existem caminhos conhecidos somente pelos ímpios e prova da fé obriga os justos por vezes a recorrê-los.
Todos os demais concordaram com o Papa:
_Amém!
A comissão de cristo desceu até o submundo**.
Chegaram a um apêndice do Limbo, esmagado entre os céus e os infernos, isolado seguramente de seu restante, para que ninguém indevido ouvisse o que fosse acordado ou proferido.
Eles eram aguardados pelas outras partes, que com sua chegada se completou o concílio.
_Esse católicos... Sempre atrasados.
O Papa ignorou essa provação do representante do governo e da igreja britânica. Seus homens o anunciaram e o saldaram tanto o arrogante embaixador britânico como seu colega estadunidense e o consultor convidado para estabelecer a aliança.
_ Saudações, excelências e santidades. Sou Niccolò Machiavelli, duque de Bugiante, do Oitavo Círculo, à serviço de Aliança de Avernus. Eu irei presidir esse tratado...
Ainda enjoado pela transmigração o Papa não superou a surpresa diante de tal ilustre mediador. Não se detendo, questionou o Patrono dos Pragmáticos.
_Então, foi condenado por seus crimes contra a virtude, de fato, nobre Maquiavel?
_De fato, não, sua santidade.
_ E como está aqui representando quem representa?
_Digamos que a eternidade é peca por ser deveras enfadonha em lugares estáticos.
O Santo Padre se abismou.
_ Sua Santidade bem sabe que a escolha, cada escolha é perfeitamente laureada, seja vil, virtuosa ou além, realista. Minha escolha foi sempre escolher. Então, minha recompensa será o que eu quiser. O tédio no céu aos espíritos inquietos é pior que qualquer lago de betume ardente. Eu escolhi servir a Aliança, porque a política e a música sempre me animam.
_Não entendo.
_Nada mais animado que a política infernal.
_ E a música?
_ Hã... Perdoe-me por usar um chavão típico dos semanários: “O diabo tem as melhores músicas.”
_E a música dos santos e dos anjos?
_São para os santos e os anjos.
O mediador ergueu a mão e do alto desceu o supervisor enviado pelo Céu. O anjo com a bela face renascentista. Uma bela e fria estátua renascentista. Ele pousou e se declarou na totalidade de sua desumanidade.
_Sou Imamaiah, do Quinto Principado. Estou aqui por esse tratado, para observar e selar.
O anjo porta uma moringa e se silencia.
_Antes de começarmos_ continua Maquiavel_ quero confirmar se ambos os lados do pacto estão acordados com todos os termos.
_ A Grã-Bretanha concorda.
_ A administração a qual represento fica feliz em contribuir para esse grande avanço para o homem.
O cardeal norte-americano, agente duplo entre as potências do Vaticano e de Washington, foi muito discreto ao executar o gesto de comprimento de campo secreto maçônico para seu conterrâneo, o qual respondeu de acordo. Ambos os atos foram feitos perfeitos sem ninguém, vivo, morto ou desmorto, perceber, todavia, diante deste último dialogo de Farsa, não resistiu a riscar um risinho e assoprar um comentário baixinho, fazendo de si mesmo seu confidente.
_ Ficaremos muiiito felizes.
Imamaiah o olhou severo. O humor do cardeal murchou como o falo de um velho. O Papa conclui:
_A Igreja abençoa esse ajuste.
_Selemos, então_ Maquiavel apontou para o embaixador inglês_ Por favor, que a Ilha entregue o tomo para a guarda da Pedra.
O representante da grande Ilha retirou o pano de uma bolsa de couro negro um tomo já gasto e o entrega para o monarca da Pedra.
_Tome, cuidado, vossa santidade_ Diz com o desdém tipicamente bretão dos embaixadores britânicos_ Foi demasiado difícil e custoso adquirir esse volume.
O Papa recebe a primeira edição de um escrito por um dos últimos profetas judeus. Suas mãos sentem incômodo o peso que cada página contém.
_ Nós já bem cuidávamos de livros bem antes de conquistar sua ilha, senhor embaixador.
Maquiavel foi censor e calmo.
_Senhores, devo lembra-los que meus serviços são caros e da importância para as potências que representam?
No movimento de crianças repreendidas e envergonhadas, os provocadores se calaram e retornaram ao protocolo.
_A Inglaterra é mão que lhe dá o livro.
_A Igreja é a mão que o guardará.
_ E a América será o punho.
Terminou representante dos Estados Unidos da América, num tom recolhido que não estava antes. Mais aguerrido.
_Que assim seja feito. Selemos.
Maquiavel sinalizou para Imamaiah que saiu de seu poleiro sobre as rochas e foi até os outros. Em meio a estes, ele abriu a moringa e um vapor violeta fugiu de seu interior. Flutuando no ar, a névoa assumiu a forma de um feto a flutuar no vazio.
O anjo declarou, então, com a mesma severidade que declarou a aniquilação de muitos:
_Que a esperança nestas páginas, se fixe nessa página maior!
O livro então incendiou numa chama fria que não queimou as mãos do Papa. O alfarrábio se ardeu e página por página, letra depois de letra, foi transferida e talhada no espectro da criança flutuante que chorava e se extasiava.
_ O que está acontecendo?
Perguntou o embaixador Norte-Americano como se não soubesse de nada dessas Artes. Maquiavel acostumado aos jogos de salão explicou ao participante o que não precisava ser explicado, pois dossiês e projeções sobre o tema não faltavam em nenhum dos lados.
_ Esperanças podem ser presas em livros e sua própria força pode fazer as páginas resistirem por séculos, porém, não é dada comparada a duração quando impressa em uma alma.
O anjo seqüestrou o espírito de um homem preste a nascer para depositar o avatar dessa nova tendência a ameaçar com a vitória da matéria a obra de Cristo e de todos seus pontifícios. Antes se confiscavam livros e neles a esperança ficava encarcerada. Porém, o melhor cárcere que páginas é uma alma, pois como as almas estão ligadas, ela se prende a outras em cadeia, infectando a multidão do mundo com desesperança, seu oposto produzido.
_ Imamaiah devolverá a alma ao corpo e quando criança vier ao mundo, bastará tomá-la. Enquanto ela permanecer sob seu julgo, sua ameaça sempre ficará aquém do que deveria ser. A posse de parte do espírito dessa filosofia sem espíritos a solapará como foram solapadas todas as outras.
_Amém.
Disse o Papa olhando o fogo sem calor em suas mãos.


Em Quito, Equador, semanas depois.
Nenhum vizinho viu mais a família, que desapareceu sem deixar notícias sobre sua partida. O que é estranho considerando quanto os jovens eram participativos e amados na comunidade. Pena. Ela estava grávida e as meninas da rua preparavam um belo enxoval como presente surpresa após o nascimento, o qual já devia ter ocorrido.
Que Deus os abençoe!


No Cofre do Índice, os olhos da cabeça solitária de João Batista fitavam silenciosos e pulsantes, bem interessados na movimentação. Os homens do Papa se encarregaram eles mesmos em trazer a carga para dentro das paredes de metal enésimo, que enfraquece os efeitos das coisas além do homem.
O vidro com o menino foi colocado em cima de seu suporte.
Lá, na estufa de vidro, ele vegetaria pela sua vida, agora imortal, até aquilo que o condenava ser por todos esquecido.
Os ossos do prisioneiro amoldar-se-iam aos limites do invólucro, sondas recolhiam os dejetos e tubos lhe garantiriam a alimentação e medicamentos especiais que amoleceriam seu corpo e mente, fazendo-o um molusco engarrafado.
A despeito de qualquer compaixão que o santo crânio evangelista teve de seu pobre vizinho, ele se alegrou com a perspectiva de após anos de tédio poder passar o tempo lendo o compêndio que no outro foi escrito.
Em sua carne macilenta, amassada, na pele que crescia esbranquiçada, flutuando bruxuleante na no líquido amniótico artificial e analgésico, lia-se em boa letra a terrível teoria agora por bruxedos e químicas contida:
P
P
O Capital


Karl Marx


Prefácios, Cartas e Posfácios.


Prefácio da 1ª Edição (1867).


A obra cujo primeiro volume apresento ao público é a continuação de um trabalho publicado em 1859 sob o titulo: Para a Crítica da Economia Política. O grande hiato que divide as duas publicações deve-se a uma enfermidade de vários anos...


P
P

*Metal oriundo de outra freqüência vibracional de realidade, ‘universo’ paralelo ao nosso dentro do ‘multiverso’, cuja justaposição conosco se dá como tantos outros, por via da sensibilidade artística (quando artistas reproduzem inconscientemente em seus trabalhos aspectos de ‘mundos paralelos’). No caso, o metal enésimo é citado em Histórias em Quadrinhos no Séc XX e foi trazido solidamente para nossa realidade através de Alquimia Quântica pelo honorável Doutor Pietro O. Patha, Cientista filosófico e presidente da Academia do Brumário, conforme o artigo Jornadas e Extrações do Mundo Ficcional, de Sophia “Sappho” Sacco, poetiza, física e terrorista sexual anistiada.

** O encanto necromante em questão foi desenvolvido pela Liga Andina de Bruxas a pedido de trotskistas após a morte do ex-lider do Exercito Vermelho. Visava buscar instruções específicas sobre atividades inacabadas em entrevistas com os próprios Trotsky e Lênin. Tornou-se um dos raros meios já registrados de acesso espiritualista para o ‘céu ateu’ ou o Limbo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Cara, isso deu medo.

Ane Brasil disse...

Adorei seu texto.
Denso e irônico.
sorte e saúde pra todos - ops, menos pra quem não merece!